Descubra como as vacinas funcionam!

24 de Outubro de 2022





Cerca de 2 e 3 milhões de pessoas são salvas por ano pelas vacinas, sendo estas uma das intervenções de saúde de maior sucesso, segundo artigo publicado em 2020, pela One Campaign (movimento global em prol do combate a pobreza).

Uma pessoa vacinada tem muito menos chance de adoecer, e de transmitir doenças para as outras pessoas. Mas você sabe como elas combatem as doenças?

Para saber direitinho como as vacinas agem, primeiro é preciso entender sobre como o sistema imunológico funciona.

Quando um agente invasor tem o primeiro contato com o organismo, o sistema imunológico começa a produzir anticorpos, que são como estruturas responsáveis pela defesa do nosso organismo, assim eles combatem aquela determinada infecção. Esse processo pode levar cerca de até duas semanas, e durante esse tempo podemos ficar doentes.

O papel da vacina é prevenir uma possível invasão, pois ela leva o sistema imunológico a reconhecer a bactéria ou vírus, apresentando ao organismo em uma forma mais branda que não faz mal à saúde. Assim, a vacina faz uma espécie de treinamento com o nosso corpo para que ele seja capaz de lembrar do patógeno futuramente, e já saiba como criar anticorpos para combatê-lo, mas sem ficarmos doentes.

No dia 17 de outubro, foi comemorado o Dia Nacional da Vacinação, com o objetivo de alertar sobre a importância de se vacinar, além de comemorar a eficácia destas. Nós do Hospital Santa Mônica, celebramos essa data e reforçamos a necessidade de manter a carteirinha de vacinação em dia, ficando atento ao calendário vacinal disponibilizado pelo Ministério da Saúde, específico para cada idade, e assim proteger toda a família, desde os pequenos aos mais velhos.

Lembre-se! Prevenir é cuidar. Vacinar-se é proteger a si mesmo e o próximo.